Eventos

Curso Diário Gráfico – 18 e 19 de outubro
ULBRA Carazinho

Diário GráficoUma oficina de desbloqueio criativo que usa o livro como suporte. O programa é focado na prática de trabalho nos cadernos de esquetes ou sketchtbooks, livros alterados (“altered books”) e livros de artista.

Em “Diário Gráfico”, serão praticadas diversas técnicas (colagem, monotipia, caligrafia, e trabalhos de desconstrução e fragmentação) e também exercícios que propõe a experimentação intuitiva com materiais, achados gráficos, fotografias, transferências, desenhos, colagens e fragmentos do cotidiano. Tudo isto em um contexto onde não imperam as regras, os “certos e errados” e os “sins e nãos” que tanto tolhe a criação artística.

Além de trabalhar nos sketchbooks e livros alterados, os participantes irão ao final do curso costurar seu próprio livro de estrutura “Códex” (lombada aberta).


Encadernação – 20 e 21 de outubro
Atelier Ogaraity

EncadernaçãoLivros, portfólios, álbuns, agendas… Você pode fazer tudo isso participando da oficina intensiva de encadernação. Partindo da estrutura básica até o acabamento, você irá conhecer as técnicas necessárias para iniciar-se nas “artes do livro” incrementado seus trabalhos ou mesmo ingressando em uma área promissora e lucrativa.

Os alunos irão familiarizar-se com técnicas básicas de encadernação, como dobra, costura, corte e montagem de capas, bem como os materiais básicos de encadernação: papéis, tecidos, papelão, adesivos, ferramentas. Serão feitas demonstrações durante cada etapa da confecção dos livros.

Rosa Guimarães, designer gráfica, é sócia da Zoopress Edições Limitadas e formada em encadernação pelo Center For Book Arts em Nova York, uma escola dedicada às técnicas de construção do livro, centro de referência mundial na divulgação de interpretações artísticas e contemporâneas do livro.Rosa Guimarães, designer gráfica, é sócia da Zoopress Edições Limitadas e formada em encadernação pelo Center For Book Arts em Nova York, uma escola dedicada às técnicas de construção do livro, centro de referência mundial na divulgação de interpretações artísticas e contemporâneas do livro. Trabalhou como assistente de Richard Minsky (www.minsky.com), fundador do CBA. Já fez projetos para o Museu do Brooklyn, para o escritório de design de Yolanda Cuomo, NY, trabalhou com o fotógrafo Gregory Colbert (www.ashesandsnow.org), e no Brasil desenvolve projetos de encadernação para diversos clientes (Nuth, Restaurante Milano Doc, dentre outros).


Modelagem da Figura Humana – 9, 10 e 11 de novembro
Atelier Ogaraity

Modelagem

Natural de Salvador, radicado em São Paulo desde 1983, Kislansky graduou-se em Artes Plásticas pela Faculdade Santa Marcelina, onde estudou com J.A. Van Acker e Iole di Natale. No começo da carreira, o artista dedicou-se à pintura, mas, a partir de 1990, passou a trabalhar com esculturas.

Inaugurou, em 1997, o Kislansky Atelier de Escultura, espaço dedicado à formação de escultores, que oferece cursos e palestras sobre arte figurativa. Algumas atividades iniciadas por ele, como a oficina A Modelagem do Corpo Humano, são realizadas em várias cidades do país.

Nas oficinas, os alunos entrarão em contato com técnicas de modelagem em argila e aprenderão a construir o corpo humano: cabeça, torso, pés, mãos, pernas e braços.

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: